terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O que é a VozTerapia?

A VozTerapia faz parte de uma nova metodologia terapêutica que vem se desenvolvendo principalmente na Europa, nos últimos 30 anos, chamada Psicofonia. Seus maiores representantes são o Roy Hart Theatre, na França, e a School for Voice & Movement Therapy em Londres. Descoberta pelo médico Alfred Wolfsohn, a partir das vozes "in extremis" que ele ouviu nos campos de concentração onde trabalhou, a Vozterapia veio influenciar fundamentalmente dois dos maiores diretores do teatro experimental moderno: Jerry Grotowsky e Peter Brook.

Dentro dos princípios do bel canto, se um cantor atinge a nota mais aguda ou mais grave de seu chamado registro natural, a voz apresenta uma mudança de qualidade, uma incapacidade de emissão uma quebra, que os professores clássicos evitam, chamando de barulho, ou não música, ou desafinação. Mas Wolfsohn começou a buscar a voz exatamente nestes pontos de quebra, fazendo uma suspensão do julgamento estético, e buscando a informação afetiva contida naquele som.

Wolfsohn reconhecia que se a voz humana pudesse expressar a sua totalidade psíquica, ela seria capaz não só de gritar, berrar, soluçar, mas também de emitir sons animalísticos, primais, pré-verbais, que
são a expressão de direito da sombra. Wolfsohn começou a trabalhar então a partir dos barulhos que o canto tradicional negava, desenvolvendo-os e polindo-os até que deles emergia uma nova voz, mais ampla, mais bela e mais poderosa que a anterior. Seus alunos desenvolveram ampliados registros, de até 5-6 oitavas, e foram objeto de pesquisa e estudiosos e laringologistas, que chegaram às conclusão de que estas laringes se apresentavam extremamente saudáveis e maleáveis.

Para a VozTerapia o registro vocal não depende de nenhum virtuosismo ou anatomia, mas sim da investigação das regiões mais profundas da psiquê, onde moram as mais intensas e poderosas emoções. A VozTerapia busca integrar estas emoções ao indivíduo, alargando, enriquecendo e fortalecendo assim seu espectro emocional vocal.