UM PROJETO DE MUSICALIZAÇÃO PARA PROFESSORES E CRIANÇAS
É Brincadeira é uma proposta lúdica de iniciação musical para crianças de 3 a 12 anos, que trabalha a coordenação motora infantil de forma orgânica, tendo como princípio de informação didática a expressão afetivo-emocional integral da criança. Utilizando as inovadoras técnicas da VozTerapia, este trabalho traz uma nova e eficaz ferramenta para a educação moderna.
É Brincadeira se divide em duas etapas:
1. Oficina de orientação pedagógica, com utilização das técnicas da VozTerapia para professores e profissionais da educação (material: palestras, vídeo, sugestão de atividades e exercícios interativos)
2. Laboratório de Iniciação Musical para os alunos de 4 a 12 anos, com uso do método, e mais acompanhamento e supervisão da facilitadora, especializada nas técnicas da VozTerapia (material: vídeos, cds, jogos interativos, canções e estórias folclóricas)
2. Laboratório de Iniciação Musical para os alunos de 4 a 12 anos, com uso do método, e mais acompanhamento e supervisão da facilitadora, especializada nas técnicas da VozTerapia (material: vídeos, cds, jogos interativos, canções e estórias folclóricas)
OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é preparar os professores do ensino musical para uma nova abordagem com seus alunos, tornando o aprendizado da música uma experiência viva corporal, que ficará gravada na memória afetiva da criança.
É Brincadeira busca também ser uma ferramenta eficiente na identificação preventiva de distúrbios do aprendizado infantil, tais como: DDA, hiperatividade, dislexias, problemas da fala etc.
O resultado mais evidente é o desenvolvimento orgânico e integral da capacidade de aprendizado, concentração e participação do aluno. Junto com este desenvolvimento está o equilíbrio emocional da criança, com a afirmação de sua auto-confiança, e uma participação expressiva mais positiva dentro de seu ambiente social.
ATIVIDADES
Oficinas para Professores
- O que é a VozTerapia;
- O uso das técnicas da VozTerapia na Educação Infantil;
- Dinâmica rítmica, melódica e harmônica para o universo infantil;
- A música como elemento de construção do equilíbrio no crescimento.
Oficinas para Crianças
- Introdução à música: ritmo (tempo e cadência), melodia e harmonia;
- Exercícios com posturas sonoras: desenvolvendo o som no corpo infantil;
- O que é a VozTerapia;
- O uso das técnicas da VozTerapia na Educação Infantil;
- Dinâmica rítmica, melódica e harmônica para o universo infantil;
- A música como elemento de construção do equilíbrio no crescimento.
Oficinas para Crianças
- Introdução à música: ritmo (tempo e cadência), melodia e harmonia;
- Exercícios com posturas sonoras: desenvolvendo o som no corpo infantil;
- Jogos teatrais;
- Construção da memória musical folclórica.
- Construção da memória musical folclórica.
As oficinas são: uma para professores outra para crianças, devendo haver um pequeno intervalo entre uma e outra, visando a compreensão, aprofundamento e desenvolvimento das técnicas e sua aplicação pelos professores.
CARGA HORÁRIA
Total de 48 horas (2 oficinas de 24 horas cada) divididas em 8 módulos de 6 horas semanais (3 horas 2 vezes por semana).
RESULTADOS ESPECÍFICOS PARA CRIANÇAS
- Despertar da musicalidade e percepção musical da criança;
- Desenvolvimento da atenção focalizada, através de exercícios e brincadeiras corporais;
- Desenvolvimento da atenção focalizada, através de exercícios e brincadeiras corporais;
- Desenvolvimento do processo de socialização por meio de atividades musicais grupais;
- Regularização da hiperatividade, conduzindo a criança pela experiência rítmico-musical ao seu centramento e equilíbrio emocional;
- Regularização da hiperatividade, conduzindo a criança pela experiência rítmico-musical ao seu centramento e equilíbrio emocional;
- Abertura da voz e do corpo para a primeira experiência do canto livre.