domingo, 19 de fevereiro de 2012

Very Special Arts - para os excepcionais

MUSICALIZAÇÃO PARA EXCEPCIONAIS
“WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS”
- uma proposta de inclusão -


JUSTIFICATIVA
A sociedade moderna globalizada, em sua ânsia de produtividade e funcionalidade, busca cada vez mais um padrão de empregado que responda com rapidez às suas necessidades. Desta forma, apenas os indivíduos acadêmicamente capacitados e psicológicamente adaptáveis às demandas estressaantes do trabalho são aproveitados, e um número cada vez maior de pessoas consideradas disfuncionais é colocado à margem do grupo social produtivo, e denominadas incapazes. Mas junto com esta demanda do mundo global, corre paralela toda uma nova informação sobre a capacitação diferenciada para indivíduos que, por serem “especiais”, podem desempenhar funções absolutamente originais, e por vezes especialíssimas. Assim, por exemplo, os indivíduos ontem chamados de “portadores de deficiência”, hoje são melhor compreendidos dentro do conceito de indivíduos “de eficiência desconhecida”. Uma observação delicada e atenta deste material humano vem abrindo novos horizontes para a inclusão e integração destes elementos como contribuintes valiosos em atividades especializadas. Uma pessoa cujo movimento é mais lento poderá ser peça fundamental numa atividade que exija paciência e tempo para ser bem realizada. O aproveitamento das potencialidades diferenciadas de cada indivíduo será sempre um enriquecimento para qualquer sociedade em busca de sua humanidade.


PROPOSTA
Construir uma rede multidisciplinar de atendimento a pessoas portadoras de todo tipo de dificuldade mental ou psíquica, desde os chamados portadores de deficiências até os portadores de distúrbios de personalidade ou distúrbios mentais considerados leves. Esta rede será formada por profissionais das areas de saúde  de assistência terapêutica e social,  e artísticas.


DIRECIONAMENTO
Serão considerados os individuos portadores de deficiencias que apresentem um potencial de recuperação progressiva, e que não tenham acesso a um atendimento multidisciplinar adequado por dificudades financeiras. A rede se organizará  numa equipe integrada de trabalho, que por sua vez se formará a partir das necessidades específicas de cada indivíduo. Esta equipe será escolhida por um profissional competente que funcionará como “parente” (ou pai/mãe adotivos) do indivíduo em questão. Este “parente”, a partir de uma cuidadosa anamnese de cada caso, escolherá os diversos atendimentos que lhe parecerem adequados para aquela pessoa, submetendo sua proposta à avaliação da equipe de trabalho.  A duração do acompanhamento será avaliada progressivamentepor toda a equipe, em observância à evolução do indivíduo. A rede poderá contratar profissionais de diferentes especialidades, tais como psicólogos, arte-terapeutas, musicoterapeutas, massoterapeutas, psicomotricistas,  fonoaudiólogos, fisoterapeutas, acupunturistas, e outros.


OBJETIVOS
O objetivo fundamental será o acompanhamento e apoio às pessoas acima descritas, durante o período necessário para a construção de sua identidade e possível autonomia. Desta forma, a rede promoverá a habilitação pessoal, emocional e profissional de cada indivíduo, até o momento em que ele, devidamente preparado, e minimamente seguro de suas habilidades, poderá afinal se inserir como força produtiva nos espaços sociais e de trabalho adequados, sendo aproveitado por suas verdadeiras potencialidades e respeitado em suas dificuldades. A rede deverá manter o acompanhamento até uma fase posterior à inserção do indivíduo, garantindo desta forma uma adaptação sólida e duradoura para cada pessoa “especial”.

RESULTADOS ESPECÍFICOS PARA OS EXCEPCIONAIS

A VozTerapia propõe uma visão ampliada das deficiências, percebendo-as dentro de uma abordagem moderna como novas formas de expressão  (eficiências não-conhecidas - um universo a ser explorado - Maria Teresa Mantovani). 


A partir desta abordagem, a VT desenvolve uma técnica sutil de escuta, que se resumiria  numa nova atitude, a de estar aberto para escutar/ouvir/perceber o novo como ex-pressão do ser no seu movimento em busca da plenitude.


Conheça aqui outros resultados da VozTerapia.